O que acontece com uma empresa envolvida em corrupção?
Prisão dos executivos, impactos no valor, na reputação e imagem da empresa, parecem as respostas mais conhecidas e as consequências mais visíveis dessa situação, porém existem algumas consequências “invisíveis” que ocorrem nos bastidores da empresa e acredito que só são conhecidas por aqueles que acompanharam esse tipo de processo de perto.
A seguir eu compartilho 5 aspectos que me chamaram a atenção durante o processo de auditoria de um cliente envolvido em um escândalo de corrupção, onde constatei porque esse é um processo de recuperação lento, doloroso e desafiador, que cobra um preço muito alto da empresa.
- Impacto negativo na carreira dos funcionários
Reestruturações internas nunca são fáceis, imagine participar desse tipo de processo de forma inesperada e desestruturada, por consequência do afastamento de alguns executivos esse cliente precisou rapidamente encontrar substitutos, não necessariamente qualificados, para tocar o dia-dia dos negócios.
As demissões inevitavelmente passaram a fazer parte da rotina da empresa e todas as movimentações (promoções, transferências e reconhecimentos) foram congeladas, como motivar a equipe e ser produtivo em um ambiente como esse?
Os funcionários que queriam “dar um jeito nessa situação” procurando outro emprego, rapidamente percebiam que o mercado os encarava com desconfiança, como se tivessem culpa da situação, muitos relataram terem a certeza de que foram descartados de processos seletivos por causa da situação da empresa onde trabalhavam.
- Impacto na vida dos familiares dos funcionários
A possibilidade de serem questionados sobre a corrupção na empresa ou receberem olhares de desconfiança fazia com que muitos filhos e cônjuge de funcionários, mudassem sua rotina e programação, evitando parentes e amigos.
- Distanciamento dos bancos, fornecedores e clientes
A Diretora financeira me relatou que estava tentando falar com a gerente do banco, responsável pela conta da empresa há mais de uma semana, sem sucesso.
A situação era a mesma com os principais clientes e alguns fornecedores passaram a exigir pagamentos à vista.
Eu acredito que ninguém queria ter seu negócio e nome associado a uma empresa envolvida com corrupção, mas penso também que os bancos, fornecedores e clientes tinham dúvidas sobre a reputação das pessoas que estavam se relacionando a partir daquele momento, então preferiam conservadoramente manter distância.
- Processos exaustivos de fiscalização
Atender um processo de fiscalização costuma trazer um impacto importante na rotina de boa parte das empresas, são documentos que precisam ser separados, enviados e copiados, além da disponibilização de estrutura interna para os fiscais.
Agora, imagine várias fiscalizações acontecendo ao mesmo tempo por diferentes órgãos, receita federal, ministério do trabalho, agência reguladora, todos querendo entender os impactos que a corrupção poderia ter provocado nos processos sob sua jurisdição.
Tiveram dias em que todas as salas de reunião estavam ocupadas por diferentes equipes de fiscais, por causa disso muitos funcionários deixavam de fazer as suas tarefas regulares, como vender ou atender clientes, para prestar suporte à fiscalização.
- Paradas de expediente inesperadas
Cada dia era diferente, não havia uma garantia que o expediente convencional seria cumprido.
Nos primeiros dias após a notícia de corrupção envolvendo a empresa, havia repórteres querendo entrevistar funcionários, tentaram “invadir” a recepção da empresa e um grupo organizou uma manifestação em frente ao prédio.
Para uma empresa que precisa continuar operando, com o objetivo de gerar faturamento e restaurar sua reputação todas essas consequências “invisíveis” pesam muito em sua performance, esse cliente não conseguiu sobreviver a tudo isso e encerrou suas atividades no Brasil.
Penso que muitas empresas, equivocadamente, ainda consideram como despesas os gastos com programas de Compliance, quando na verdade deveriam ser vistos como investimentos que garantem inclusive a continuidade dos negócios, para mim o exemplo desse cliente é a prova incontestável disso.