Glen Rock

O que as perdas de uma empresa podem revelar

Toda empresa busca diminuir custos e despesas e aumentar receitas para maximizar resultados, essa é condição básica de qualquer negócio, porém quando a economia passa por momentos de stress e incertezas, como agora, logo aparecem os programas de redução gastos, como uma solução “inovadora” para manter a empresa nos trilhos.

Eu deixo claro que não estou dizendo que esses programas são desnecessários ou ineficientes, na verdade eu quero enfatizar que essa abordagem deve ser continua e não somente em situações de “emergência”.

Adicionalmente quero destacar também que existe algo que pode reduzir significativamente os resultados, mas é menosprezado pela maioria das empresas, as perdas.

Se você perguntar aos administradores e executivos qual o valor das perdas de suas respectivas empresas, algumas respostas certamente incluirão o seguinte, “não temos perdas por aqui” ou “não tenho um levantamento preciso, mas certamente são poucas”.

Fazendo um paralelo, recordo-me que antes dos programas anticorrupção ganharem visibilidade muitos executivos categoricamente afirmavam que suas empresas não tinham problemas com esse tema, com um maior aperto de governos no mundo todo, começaram a surgir muitos casos e os jornais passaram a destacar o “aumento da corrupção” envolvendo as empresas.

O fato é que a corrupção sempre existiu dentro de muitas empresas, porém como não era monitorado e tão pouco controlado não havia a identificação dos casos.

Exceto em alguns setores específicos como a indústria de transformação que trabalha muito bem a identificação e eliminação de perdas ou o setor de seguros que executa o processo de identificação de perdas operacionais por obrigatoriedade regulatória, outros setores como comércio e serviços não tem essa preocupação em foco.

Alguns podem pensar que isso decorre do fato desses setores gerarem uma quantidade menor de perdas, quando comparado com uma indústria de transformação, por exemplo, e esse pensamento é aceitável, mas o fato é que perdas existem em qualquer setor. Abaixo eu listo o que as perdas de uma empresa podem revelar:

1. Deficiência nos processos internos

As perdas não são problemas, são sinais de que algo não vai bem. O processo de identificação e quantificação de perdas é valioso, porém mais importante ainda é entender sua causa raiz. As perdas podem demonstrar que os processos internos precisam ser corrigidos ou fortalecidos, imagina quanto dinheiro pode ser perdido quando você opera com processos que geram perdas.

2. Omissão da administração

Imagine o que os sócios, investidores ou acionistas da sua empresa pensariam se você como executivo ou administrador do negócio concluísse que x% de perdas é considerado imaterial frente a xxx% de faturamento, certamente não ficariam confortáveis com esse tipo de explicação.

Warren Buffet é conhecido pelas suas duas regras de investimento: Regra No. 1 Nunca perca dinheiro; Regra No. 2 Nunca se esqueça da regra No. 1.

Perdas somente são aceitas em situações muito especificas, por exemplo, quando estrategicamente levarão a empresa a ter um melhor resultado. As perdas não deixam de ser sintomas de problemas simplesmente por causa de sua materialidade, fica fácil entender essa lógica quando pensamos no caixa da empresa como nosso bolso.

3. Oportunidade de criar um diferencial competitivo

Quando você identifica uma perda e entende os seus motivos pode chegar à conclusão de que esse problema não é algo específico da sua empresa, mas dos seus concorrentes também, se for esse o caso a eliminação ou redução dessa perda pode trazer um diferencial competitivo.

Imagine ofertar o mesmo produto que seu concorrente a um preço menor, porém com uma maior margem de retorno.

Tive um exemplo desses em uma empresa que vendia no canal B2C e assumia perdas importantes com a emissão de boletos, além da consequente inadimplência, esse não era um problema isolado , mas sim uma característica do setor, após a identificação dessa perda e suas consequências a empresa tomou a decisão de faturar seus serviços e produtos exclusivamente através de cartão de crédito, como consequência perdeu alguns clientes, mas em contrapartida viu as perdas pela emissão de boletos serem eliminadas e a inadimplência reduzida significativamente, com a combinação desses dois fatores o consumidor final foi beneficiado com um preço menor.

Que tal estabelecer um programa de prevenção a perdas na sua empresa?